Tomou a decisão de criar um site? Ótimo! Mas por onde devemos começar para termos um site publicado, que comunique bem e que possa interagir com nosso publico? Se você nunca teve um site, talvez essas sejam perguntas que você possa estar fazendo agora. Calma que eu te ajudo. Há um caminho a seguir, caso nunca tenha desenvolvido um projeto assim. Vou listar a seguir algumas etapas que vão te auxiliar muito e caso tenha alguma dúvida entre em contato. Leia as dicas e veja que não é tão complicado assim.
1 - O Domínio
O domínio é o seu endereço pelo qual será encontrado na internet. Será seu nome e sua identidade virtual. Por isso deve ser muito bem pensado. Alguns critérios devem ser considerados nesse momento. Pense que quanto mais direto e simples, mais fácil será de ser memorizado e digitado nos navegadores. Nem sempre encontramos disponível o mesmo nome de nossa marca, empresa ou serviço. Sendo assim podemos ser criativos acrescentando ao nome algo que nos identifique ou ao nosso serviço ou marca. Mas lembre-se, nada muito extenso. Caso não consiga pensar em algo procure auxílio de algum profissional web. Após ter definido seu nome de domínio é hora de pesquisar pela disponibilidade nos serviços de registro. Alguns deles são: Registro.br, HostGator, Google, entre outros. Você pode também acessar estes serviços e fazer as pesquisas enquanto define o nome.
2 - O conteúdo
Depois de ter definido o domínio, agora é bom pensar no conteúdo que você vai publicar em seu novo site. Basicamente temos três tipos muito comuns de conteúdo, que são textos, imagens e vídeos. O interessante seria você criar seu conteúdo utilizando estes três tipos e mesclando entre eles. Isso torna seu site bem mais atrativo. Uma estrutura básica para um site de início seria dividido em: Página inicial, Quem Somos, Produtos ou Serviços e um Formulário de Contatos. Dependendo da área que você vai produzir, pode também ter uma galeria de imagens, galeria de vídeos, um portfolio de serviços e até um blog com postagem de assuntos relacionados ao seu nicho de atuação. Não se preocupe se ainda não tem tudo ou não tem certeza sobre todo o conteúdo que pretende publicar. Um site está em constante construção e atualização. Comece com o básico e vá analisando seu público e direcionando a eles seu conteúdo. Uma observação importante é que o conteúdo é a coisa mais importante de seu site. De nada adianta um domínio fácil, uma boa hospedagem e um layout bonito se o conteúdo não for interssante para ninguém. Por isso dedique um bom tempo na produção.
3 - A hospedagem
A hospedagem é extremamente importante para o seu site, pois é a base para torná-lo acessível na web. Quando você cria um site, todo o conteúdo que você carrega, como imagens, vídeos, textos, arquivos, etc., precisa ser armazenado em um servidor para que as pessoas possam acessá-lo pela internet. A hospedagem é o serviço que fornece esse espaço em um servidor para armazenar todos os arquivos do seu site e torná-los disponíveis na web. É importante escolher um provedor de hospedagem confiável e com boa reputação para garantir que o seu site esteja sempre disponível e carregue rapidamente.
Alguns fatores que você deve considerar ao escolher um provedor de hospedagem incluem a qualidade do suporte ao cliente, a velocidade do servidor, o tempo de atividade (uptime), o espaço em disco disponível e os recursos de segurança oferecidos. Embora a hospedagem possa ser um custo adicional para a criação do seu site, é um investimento importante para garantir que o seu site esteja disponível para o público e ofereça uma boa experiência de usuário. Algumas hospedagens oferecem também uma boa interface para seu e-mail personalizado e construtor de sites. Pesquise e faça comparações. No youtube também tem excelentes vídeos que falam sobre isso. Aprenda um pouco sobre o assunto antes de contratar sua hospedagem.
4 - A tecnologia e o layout a sere utilizadados
Quanto à tecnologia, eu me refiro à forma de contrução do site. Ainda há pessoas que queiram criar um site todo no código e isso é possível, mas muito trabalhoso para quem está começando. Por isso eu sempre recomendo os contrutores de sites, que são ferramentas disponíveis na maioria dos serviços de hospedagem. Outra forma bem prática é usar a plataforma Wix, que tem versão gratuita e dá pra criar um bom site com ela. Eu prefiro os CMSs como o Joomla! ou o Wordpress. O Wordpress é o preferido pela maioria das pessoas, pela forma intuitiva e vasta biblioteca de plugins, funcionalidades e templates. Já o Joomla!, meu preferido, é ótimo para se criar sites com grande quantidade de conteúdo e com uma exelente estabilidade. Após definir em qual dessas plataformas, você faz a instalação, que também existe na maioria dos serviços de hospedagem já pré-configurados e depois escolhe um template/layout que seja do seu agrado e que se ajuste melhor ao seu conteúdo. Depois da plataforma instalada e template configurados é hora de publicar seu conteúdo. Se precisar de alguma dica rem relação a esta etapa use o formulário de contatos aqui do site.
5 - A publicação e Divulgação
Após concluir a personalização do design e do conteúdo do site, é hora de publicá-lo na web. Verifique se o seu site está funcionando corretamente em diferentes navegadores e dispositivos antes de lançá-lo oficialmente. Depois disso, compartilhe-o com seu público e comece a promovê-lo em diferentes canais. Incentive as pessoas a interagir com o site através do formulário de contatos para você avaliar todo o seu trabalho. Baseado no feedback dos usuários você pode planejar melhor o conteúdo futuro a ser publicado.
Bom, é isso. Espero ter ajudado e esclarecido um pouco suas dúvidas sobre os caminhos para ter seu primeiro site. Eu sou Marcos e vou ficando por aqui. Não deixe de entrar em contato caso precise de algum suporte ou dica. Abraço e até a próxima postagem.